domingo, 15 de janeiro de 2017

Projeto Arquétipos em ação IX



Teseu e o Minotauro


Numa época Atenas estava sob o jugo de Minos, rei de Tebas. Este rei decidiu que todo ano os atenienses deviam entregar a ele sete rapazes e sete moças para serem jogados no labirinto do Minotauro. Teseu sabendo disso pediu ao seu pai, rei de Atenas, que fosse no lugar dos outros. Teseu era teimoso e conseguiu convencer o pai. Depois de velejar vários dias chegou no destino. Minos não gostou da troca de 14 por 1, mas foi convencido por Teseu, já que este era filho de um rei. Ariadne, filha do rei, assistiu toda a discussão. Na noite anterior ao sacrifício ela procurou Teseu para dizer da sua admiração pela coragem dele. Então ela entregou a ele um novelo de lã, que deveria ser desenrolado à medida que ele entrava no labirinto, pois de outra forma jamais conseguiria voltar. No dia seguinte Teseu foi jogado no labirinto com um escudo e uma adaga. Teseu fez então o que Ariadne recomendou: desenrolou o novelo na medida em que andava. Depois de um tempo encontrou o Minotauro e travaram uma feroz luta. Teseu matou o Minotauro e voltou para sua terra.


O fio de Ariadne são os planos alternativos que devemos ter em qualquer situação de vida. Muitas vezes é preciso um recuo tático e isso deve estar planejado. Depender de uma só profissão ou negócio é muito arriscado. É possível estudar duas ou três profissões enquanto se trabalha em uma. A preparação é fundamental, pois quando a oportunidade aparecer ela só poderá ser aproveitada se houve preparação anterior. Confiar na linearidade do universo é correr um grande risco, pois o universo é regido pela Teoria do Caos. As infinitas possibilidades estão sempre presentes e não dá para prever o que acontecerá em seguida. Os Cisnes Negros são o normal na vida. Cada Cisne Negro que aparecer pode ser aproveitado como forma de crescimento e evolução desde que já estejamos preparados para isso. Como estar preparado para Cisnes Negros? Tendo uma filosofia de vida que incorpore esse conhecimento e visão de mundo. Saber que as dificuldades e problemas aparecem inevitavelmente. Devemos estar atentos e preparados o tempo todo. Deve ser uma segunda natureza viver contando com os Cisnes Negros.


Saber que os desafios são o normal na vida. A vida como ela é. A história mostra isso claramente. Pegue um dia qualquer em qualquer século desde 6 mil anos até agora e veja qual era a situação em qualquer lugar do planeta. Bastaria pegar um jornal de uma época dessas e ver as manchetes. Guerras, doenças, desemprego, inflação, fome, assassinatos, etc. O dia a dia normal. Em Atenas um dia Péricles recebeu uma visita que ficou até de noite. Quando terminou a visita Péricles chamou um empregado e pediu que acompanhasse a visita até a casa dela, pois era perigoso andar de noite em Atenas. Algumas épocas mais e outras menos, mas sempre a mesma coisa em termos gerais. Em qualquer época que fôssemos viver teríamos os mesmos desafios e só poderíamos vence-los se eles fizessem parte da nossa visão de mundo. Desta forma não importa o lugar nem a época, cresceríamos de qualquer forma. E isso vale para o futuro que viveremos.

Hélio Couto


Direitos Autorais: Copyright © Hélio Couto. Todos os direitos reservados. Você pode copiar e redistribuir este material contanto que não o altere de nenhuma forma, que o conteúdo permaneça completo e inclua esta nota de direito e o link: www.heliocouto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Videos editados I


Ninguém está autorizado a editar meus vídeos e fazer montagens, cortes, adições ou qualquer outra manipulação com as imagens das palestras.

Somente com autorização por escrito alguém pode usar minhas imagens.

Isso já foi dito na palestra passada e já postei sobre isso.

Quem está fazendo isso está prejudicando o trabalho.

Existe uma estratégia de divulgação feita por mim e que está sendo seguida à risca.

Todos os vídeos editados por outras pessoas devem ser tirados de qualquer mídia em que estiverem.

Postagens populares

Marcadores