terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Projeto Acelerar o conhecimento II Resiliência



Projeto Acelerar o conhecimento II


Resiliência


Para que possamos aproveitar todo o nosso potencial é preciso que aprendamos desde a infância a sermos resilientes. A termos forca de vontade. Precisamos crescer fortes para enfrentar as dificuldades normais da vida. Todo ser biológico enfrenta problemas a vida inteira para a sua sobrevivência. A luta pela sobrevivência nos fortalece.


Precisamos ter desafios cada vez maiores que nos fortaleçam. Em todas as áreas da vida precisamos de mais desafios. Isso fortalecerá a personalidade para suportar as frustrações normais e superar os obstáculos. 


Quando crianças os pais podem impor desafios de acordo com a capacidade de cada um e ir acrescentando dificuldade cada vez mais. Estudos mais difíceis em todas as matérias. Ensinar matérias que não estão no currículo normal. Ensinar a pensar e analisar por si próprio. Exercícios físicos individuais e em grupo para promover o trabalho em equipe de forma harmoniosa onde todos se ajudam. Assim teremos crianças fortes e independentes. Com elevada autoestima e criatividade.


Mesmo depois de adultos podemos fazer a mesma coisa conosco mesmos. Escolher assuntos difíceis para estudar. Impor um ritmo forte de aprendizagem. Sair o tempo todo da zona de conforto. Isso promoverá um crescimento acelerado em todas as áreas. Criar desafios para si mesmo cada vez maiores. Enfrentar os medos, limitações, crenças limitantes, etc.


Entender que o sofrimento faz parte do crescimento e da evolução. Ser estoico como ensinou Zenão de Cício. A questão aqui é mesmo assim sentir alegria. Alegria apesar de tudo. Como diz a música: “Sorrir cada vez que o mundo diz não”. Como um músculo se fortalece? Fazendo esforço, curtindo a dor. Como a mente expande? Lendo e interpretando assuntos difíceis e complexos. Se a pessoa fizer isso em todas as áreas da vida ela terá um crescimento exponencial. Sentir prazer em trabalhar, estudar e ajudar. Isso é aceitar a vida como ela é. 


Fazendo assim estaremos preparados para qualquer eventualidade na vida. 


Hélio Couto
www.acelerar.conhecimento.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Videos editados I


Ninguém está autorizado a editar meus vídeos e fazer montagens, cortes, adições ou qualquer outra manipulação com as imagens das palestras.

Somente com autorização por escrito alguém pode usar minhas imagens.

Isso já foi dito na palestra passada e já postei sobre isso.

Quem está fazendo isso está prejudicando o trabalho.

Existe uma estratégia de divulgação feita por mim e que está sendo seguida à risca.

Todos os vídeos editados por outras pessoas devem ser tirados de qualquer mídia em que estiverem.

Postagens populares

Marcadores