quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Pensamento Estratégico I





Pensamento Estratégico I


Pensamento estratégico é ver todas as possibilidades em aberto. É ter um pensamento multidimensional avaliando todas as variáveis ao mesmo tempo.


Vejamos um exemplo na área militar:


No planejamento de uma guerra: faremos uma guerra ofensiva ou defensiva? Cada uma dessas opções encerra preparativos completamente diferentes.


Um general disse que todo planejamento muda quando há o primeiro contato com o inimigo. Isso acontece porque o inimigo também tem pensamento estratégico. Quem tiver mais abstração e disciplina é quem vence.


Devemos atacar frontalmente ou pelos flancos? Ou as duas coisas? Tenho exércitos para isso?


Posso avançar muito no território inimigo? Tenho linha de suprimento para isso? E se o inimigo atacar minhas linhas de suprimento? Ou se atacar minha retaguarda? Tenho reforços de reserva suficientes? Chegarão a tempo? Se precisar fazer uma retirada ordenada meus exércitos conseguem fazer isso? E se o meu flanco direito for atacado? Meus soldados são experientes? Se o inimigo fingir que está retirando em debandada consigo enxergar isso? Consigo manter a disciplina do meu exército para não cair nesta armadilha? Consigo executar a mesma tática contra o inimigo? Como são as comunicações entre os vários exércitos? Obedecem a um comando central? O inimigo praticará uma política de terra arrasada na sua retirada? Como terei suprimentos? Sabendo que nenhuma guerra é como a anterior estou preparado para isso? Sei como pensa o general inimigo? Tenho informações suficientes sobre o inimigo? Consigo enxergar a realidade nua e crua ou vivo de fantasias? Estou ciente de que um general não pode ter esperança? Etc...


A lista acima é imensa e cada situação é diferente da já vivida. Tudo isso tem de ser pensado antes e depois de começar a batalha. As variáveis mudam o tempo todo tanto da minha parte como da do inimigo. É por estas razões que uma guerra prevista para um mês dura quatro anos...


Estas questões todas valem para qualquer área de atuação humana. Em tudo que as pessoas fazem existem inúmeras variáveis que precisam ser analisadas. E aqui é que começa o problema, pois o sistema de crenças é que determina que variáveis analiso e quais evito pensar ou nem sei que existem. Questões como a existência de outras dimensões da realidade física. Influências psíquicas, magia negra, feitiços, etc. O que penso sobre a parte espiritual da existência. Etc.


Nos negócios as variáveis são tão grandes como na guerra. Os negócios são vistos como competição neste paradigma vigente. Portanto, é preciso saber se defender.


Pensar estrategicamente implica em pensar sem nenhuma barreira em termos de sistemas de crenças ou paradigma. Expansão da consciência é sinônimo de complexidade. Uma consciência com mais complexidade “enxerga” mais que outra. E aqui entra a filosofia, pois é preciso estudar todos os sistemas filosóficos para entender como funciona uma determinada sociedade. E todos os outros ramos da ciência humana.


Qual o Plano B da situação atual?

Hélio Couto


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Videos editados I


Ninguém está autorizado a editar meus vídeos e fazer montagens, cortes, adições ou qualquer outra manipulação com as imagens das palestras.

Somente com autorização por escrito alguém pode usar minhas imagens.

Isso já foi dito na palestra passada e já postei sobre isso.

Quem está fazendo isso está prejudicando o trabalho.

Existe uma estratégia de divulgação feita por mim e que está sendo seguida à risca.

Todos os vídeos editados por outras pessoas devem ser tirados de qualquer mídia em que estiverem.

Postagens populares

Marcadores