quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Alquimia Consciencial I


Alquimia Consciencial I

A Alquimia promove uma transformação transcendental na pessoa que entende realmente os objetivos psicológicos embutidos nos procedimentos alquímicos. O salto de consciência é inevitável porque as imagens que representam a alquimia provocam uma resposta do inconsciente que se altera sem que perceba isso. Estudar alquimia tem um profundo efeito transformador na visão de mundo. Entende-se perfeitamente o que acontece com os seres que vivem no universo. Quais as possibilidades? Como chegar na Individuação? Quais as dificuldades? Qual o mapa para chegar nisso? Quais as crenças que impedem isso? Quais as resistências no meio do caminho? E assim por diante.

O fim do trajeto é ser transformado num Ser de Luz, num Anjo da Luz, um ser unificado com o Todo. Não haverá um só dia em que a transformação não esteja ocorrendo. Tudo passa a ter um novo significado e tudo passa a ser sagrado na existência. 

A Psique humana tem todos os materiais necessários para essa transformação. Basta apenas iniciar o trabalho. As imagens que Jung selecionou fazem isso. Elas ativam conteúdos inconscientes que passam a fazer parte da transformação. Essas imagens são arquetípicas. Elas mostram em que ponto da individuação a pessoa está. Mostram exatamente o que acontecerá durante os procedimentos. Portanto, não há surpresa para quem estuda isso. O que acontecerá no futuro está totalmente aberto no livro da alquimia. Não está oculto de forma alguma. Apenas é preciso ter olhos de ver. E a coragem de aceitar a realidade última.

O que é a Realidade Última? Essa era a questão que os alquimistas queriam resolver. Mesmo sem ter aceleradores nucleares eles intuíram a natureza da Realidade Última. As imagens provam isso. Eles sabiam o que estavam fazendo. O que hoje chamamos de Vácuo Quântico eles chamavam de prima matéria. O Oceano Primordial de onde tudo emerge. O Todo. Esse conhecimento era e é tão poderoso que eles o ocultaram numa linguagem metafórica. Porém, as imagens provam que eles sabiam o resultado da união com a prima matéria. 

Vejam a imagem da prima matéria que está no livro “Psychology and Alchemy” de Jung.


É um desenho que exemplifica a turbulência energética do Vácuo Quântico. Podem ver isso também nos livros e dvds de Brian Greene sobre o tecido do cosmo.

A alquimia mostra as infinitas possibilidades de transformação desta prima matéria em seres conscientes, inteligentes e amorosos.

Hélio Couto

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Videos editados I


Ninguém está autorizado a editar meus vídeos e fazer montagens, cortes, adições ou qualquer outra manipulação com as imagens das palestras.

Somente com autorização por escrito alguém pode usar minhas imagens.

Isso já foi dito na palestra passada e já postei sobre isso.

Quem está fazendo isso está prejudicando o trabalho.

Existe uma estratégia de divulgação feita por mim e que está sendo seguida à risca.

Todos os vídeos editados por outras pessoas devem ser tirados de qualquer mídia em que estiverem.

Postagens populares

Marcadores