sexta-feira, 29 de abril de 2016

Quadragésimo primeiro segredo da prosperidade



Quadragésimo primeiro segredo da prosperidade

Recompensas

Se o crescimento ininterrupto é desconfortável porque crescer?

A recompensa do crescimento é o próprio crescimento. Isso é como o Tao, para ser entendido tem de ser sentido. E para sentir é uma experiência pessoal. Não dá para transferir em palavras. Mas, vamos tentar dentro do que é possível em termos linguísticos. 

Uma vez perguntaram para um soldado que participou de uma grande batalha da Segunda Guerra Mundial como tinha sido. Ele respondeu que foi “espetacular”. Isso na verdade é o Zen. O estar vivo aqui e agora. Totalmente focado no momento presente. Essa é uma realização suprema. Qualquer coisa que faça com que fiquemos focados, entremos em fluxo com o Universo, traz um êxtase tão grande que é difícil explicar.

O crescimento acelerado em qualquer área também faz isso. Para crescer é preciso focar totalmente. Esse crescimento acelerado na verdade é uma situação de tudo ou nada. O risco é sempre de tudo ou nada. Um empresário que está empreendendo algo maior do que tudo que já fez coloca em risco tudo o que tem. Isso é inerente ao crescimento. Esse viver no risco é extremamente prazeroso. É o que o alpinista sente. Qualquer profissão de risco oferece esse retorno de prazer sem fim. Faz parte da bioquímica ter os neurotransmissores necessários para enfrentar o risco. Esses neurotransmissores é que dão o prazer, a realização, a felicidade, a coragem, a determinação, a sociabilidade, a união entre duas pessoas ou mais (todo time de futebol ou esporte coletivo sente isso), etc.

Desta forma a recompensa é o próprio crescimento. Porém, existe um prazer maior que isso. Que é o prazer de contribuir para o Plano do Todo. Toda pessoa sente prazer de fazer um serviço bem feito e ser reconhecido. Toda a hierarquia militar está baseada nisso. A pessoa tem um superior a quem deve obediência irrestrita. Isso faz com que fique focado sempre. Como sempre dizem: foi uma honra servir com o Sr. Essa honra é o sentimento de equipe, de pertencer a algo maior que si mesmo. De servir para o bem maior. Se isso já provoca prazer numa coisa de humanos, imagine o que é servir o Todo! É simplesmente indescritível o prazer que se sente e a camaradagem existente entre os que O servem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Videos editados I


Ninguém está autorizado a editar meus vídeos e fazer montagens, cortes, adições ou qualquer outra manipulação com as imagens das palestras.

Somente com autorização por escrito alguém pode usar minhas imagens.

Isso já foi dito na palestra passada e já postei sobre isso.

Quem está fazendo isso está prejudicando o trabalho.

Existe uma estratégia de divulgação feita por mim e que está sendo seguida à risca.

Todos os vídeos editados por outras pessoas devem ser tirados de qualquer mídia em que estiverem.

Postagens populares

Marcadores