quarta-feira, 9 de março de 2016

Vigésimo quinto segredo da prosperidade



Vigésimo quinto segredo da prosperidade

Estudar economia

80 por cento das pessoas que leram o vigésimo quarto segredo acharam que “é visão romântica feminina da vida”! 

Quando as pessoas perguntam como saber o que está no inconsciente a resposta é: é exatamente assim que se sabe o que está no inconsciente de quem pensou assim. A reação que tiveram mostra o que tem no inconsciente. Sabemos o que tem no inconsciente pelas atitudes práticas da pessoa. As crenças se traduzem em atitudes práticas.

Nestas postagens estamos dando todos os segredos de ser próspero. Passo a passo. Detalhadamente. Nada está ficando escondido. Não há “pulo do gato”. Quem analisar detidamente o que estamos explicando verá que as leis do universo são exatamente essas. Podem conferir com todos os tratados de economia, sociologia, física, metafisica, etc. Todas as postagens são canalizadas e tem a sabedoria dos milênios de aprendizagem e experimentação sobre a prosperidade.

Pois bem. Vejamos. Em que entorno estamos e no qual queremos ser prósperos? Vivemos num sistema capitalista. Onde tudo está organizado em torno das ideias de Adam Smith. Ele dizia que os seres humanos são egoístas e que se somarmos todos os comportamentos egoístas teremos o mercado e uma “mão invisível” conduziria para que todos tivessem o melhor resultado. Resumindo esta é a ideologia dominante no mundo de hoje. Mesmo John Nash, Nobel de Economia de 1994, provando que Adam Smith está errado tudo continua igual. Nas sociedades primitivas não era assim, portanto isso é uma construção sociológica recente. Quem quiser uma descrição detalhada da economia antiga pode encontrar no livro “Dívida” de David Graeber. Lá é explicado como o mercado é criado.

Portanto, estamos organizados de uma forma em que o egoísmo é que comanda. Traduzindo: pela lei da selva. Sem solidariedade. Assistam aos filmes “Margin Call” e “A grande aposta”. Teoricamente o que comanda é a lei da oferta e da procura, embora muitas pessoas não se conduzam por essa lei. Mesmo quando a demanda aumenta elas não aumentam o preço do produto! Isso provavelmente será considerado um comportamento estranho, uma aberração.

Como ser próspero num sistema em que a lei da selva predomina? Acima da lei da selva existem as leis do universo. As leis de física, as leis da Mecânica Quântica, onde a consciência do observador afeta o resultado do experimento. Isto é um fato. O colapso da função de onda funciona, caso contrário toda esta parafernália eletrônica não funcionaria. Existem inúmeros livros sobre o significado da MQ. Não o fenômeno em si, mas o que aquilo significa em termos metafísicos, filosóficos, sociológicos, etc.

Numa sociedade em que “o homem é o lobo do homem”, quem ajuda aos demais tem uma vantagem competitiva tremenda. O vendedor que procura o melhor interesse do cliente, que pensa nos problemas do cliente, que procura ajudar o cliente em todos os aspectos das suas necessidades, é o vendedor de sucesso. Quando você entra numa loja e pergunta o preço de um produto e o vendedor diz que você pode comprar pagando em dez prestações, ele acha o que de você? Ele supôs que você não tem como pagar aquilo. Imediatamente ele conseguiu lhe ofender. Esse vendedor pode ser bem-sucedido? Um outro vendedor vendo o sucedido intervém e atende atenciosamente o cliente e faz a venda. Quantas vezes isso acontece todo dia?

Uma senhora num fim de tarde de chuva é assaltada. Ela pede ajuda a três taxistas e nenhum dele faz a corrida até a casa dela que é perto. Uma corrida que chamam de “pescoço”, pelo pouco valor. Um quarto motorista para e a leva. Essa senhora tem um patrimônio enorme e passa a usar os serviços deste motorista sempre. Este ajudou fazendo uma corrida que nenhum outro queria!

Um corretor de imóveis não dá atenção ao cliente e pergunta ao acompanhante se a pessoa tem mesmo dinheiro para comprar um apartamento! Perdeu a venda imediatamente. Foram para outro empreendimento e a pessoa comprou três apartamentos a vista!

Um vendedor que quer “empurrar goela abaixo” o produto ou serviço num cliente. Esta atitude de vender a qualquer custo, sem se importar com o cliente, é a pior coisa que se pode fazer. Perderá o cliente. Pode “bater a meta” no curto prazo, mas logo essas atitudes pesarão na balança.

Vejamos um exemplo contrário. Um corretor de seguros entra em contato com uma senhora. Esta lhe diz que já fechou com o banco um contrato. Ele lhe pede para ver o contrato e a senhora lhe mostra. Então ele percebe que o contrato não atende os melhores interesses da senhora. Explica isso para ela e se dispõe ir ao banco com ela para falar com o gerente. Ela concorda. Chegando no banco a senhora fala com o gerente e explica que um amigo veio ajuda-la. O corretor explica para o gerente as incoerências do contrato. O gerente é irredutível e fala que ela já assinou. E que se quiser mudar as cláusulas terá de pagar mais juros no restante dos seus financiamentos. A senhora decide pagar mais juros, cancelar o seguro e fazer um novo seguro com o corretor. O corretor fez uma venda que estava perdida apenas porque ajudou sinceramente a senhora, sem esperar nada em troca, apenas por compaixão.

Querem um exemplo de um vendedor de sucesso? Leiam os livros de Joe Girard.

Os produtos são iguais o que faz a diferença é o atendimento. Perceba como é atendido na próxima loja em que entrar. Num sistema competitivo a diferença é como se é atendido. Pela lógica todos os vendedores deveriam atender da mesma forma. Deveriam ser egoístas sem se importar com o cliente. Nem um sorriso deveriam dar porque isso é perda de energia. O cliente quer o produto de qualquer forma então vamos atende-lo de qualquer jeito! O problema é dele! Cada um sendo o mais egoísta possível o sistema deveria funcionar melhor! Certo? É isso que a teoria do sistema diz. A somatória do egoísmo de todos fará um mundo melhor! Estamos vendo que hoje mais de 1 bilhão de pessoas ganha até dois dólares por dia e são trabalhadores! E quando se corta o pão, café e leite do lanche dos funcionários deve ser para aumentar a produtividade! Já que o egoísmo esta imperando.

Será que existe alguma dúvida de que o tratamento atencioso e sincero no intuito de ajudar o cliente é o que faz com que o vendedor tenha sucesso? Num sistema em que a regra é passar para trás o outro pela competição feroz, quem não faz isso tem extrema vantagem sobre os demais. É assim que se é próspero. Se todos se ajudassem a pessoa teria de ajudar mais ainda, mas se a lei é a da selva ficou muito fácil ser próspero. Basta ajudar as pessoas a conseguirem o que elas querem. Um bom produto com o melhor atendimento possível. E vendas significam dinheiro no bolso. 

Em qualquer situação isso será verdadeiro. Vejamos um funcionário de escritório. Se você fosse o chefe e tivesse um trabalho urgente para ser feito para quem incumbiria de fazer? Existem vários funcionários conversando e um está todo atarefado. Escolhe quem? Os que estão livres ou o que está trabalhando? O gerente escolheu o que está trabalhando e o serviço foi feito! O que já está trabalhando é o que fará com rapidez. O que acontecerá quando houver uma promoção?

Existe na internet uma estória chamada “Mensagem para Garcia”. É extremamente instrutiva sobre o comportamento dos funcionários ou subalternos. Quando você delega um trabalho já percebeu as perguntas que vem em seguida? Quantos são capazes de receber uma incumbência e faze-la sem fazer perguntas? Leiam a Mensagem para Garcia.

Quando a excelência do trabalho de uma pessoa não é reconhecida ele já está maior do que o trabalho que está fazendo e uma nova oportunidade aparecerá. Inevitável. As leis do universo abrirão as portas para que ele progrida. Toda pessoa que dirige pessoas está atenta ao comportamento dos funcionários e promoverá a mais diligente, mais educado, mais atencioso, mais dedicado, etc. Desde que a pessoa trabalhe com afinco ela progredirá no trabalho atual ou no próximo. Um funcionário que seja eficiente vale ouro. A mais valia diz exatamente isso. Quanto vale o funcionário para você? E quanto ele ganha? A diferença é a mais valia. Por isso um funcionário eficiente vale muito para quem o emprega.

Numa selva os animais estão competindo pela própria sobrevivência e caçam na medida das suas necessidades. Satisfeita a necessidade a caça para. Nunca se viu um crocodilo acumular guinus para ele próprio! O crocodilo sabe que sempre aparecerá um guinu na sua vida. Assim funciona a natureza. O crocodilo tem sua chance e o guinu também. Existe um equilíbrio que faz tudo funcionar. Na selva ninguém tem de vender para o outro algum produto ou serviço. Esta é a questão. Na sociedade humana atual é preciso vender. Quem faz o melhor para o cliente é quem vende. E a riqueza é fruto de vendas. Todas as fortunas do mundo foram feitas com vendas de produtos e serviços. Uma empresa produz e vende. O lucro fica para o proprietário ou acionistas. Tudo isso vem das vendas. Se não vende vai à falência. Ou vende ou desaparece. É assim que o sistema atual funciona. 

Entenderam que é assim que se ganha dinheiro? Que é fazendo o melhor para o cliente? Que é procurando o melhor para o cliente? Que é produzindo coisas de valor para o cliente? Não existe escassez de recursos. As crises são criadas pelos homens, são produtos sociológicos. Até que todos percebam isso o mundo continuará como está, mas mesmo assim as oportunidades são imensas de ganho e prosperidade. Basta apenas seguir as leis do universo que estamos apresentando aqui. Trabalhar, estudar, ajudar, não por pressão nem ansiedade, poupar, viver frugalmente, definir os objetivos, agir, determinação, paciência, deixar fluir, imaginação criativa, visualização, meditação, acreditar, etc.

A melhor forma de competir neste sistema é ajudar aos demais sinceramente!

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Videos editados I


Ninguém está autorizado a editar meus vídeos e fazer montagens, cortes, adições ou qualquer outra manipulação com as imagens das palestras.

Somente com autorização por escrito alguém pode usar minhas imagens.

Isso já foi dito na palestra passada e já postei sobre isso.

Quem está fazendo isso está prejudicando o trabalho.

Existe uma estratégia de divulgação feita por mim e que está sendo seguida à risca.

Todos os vídeos editados por outras pessoas devem ser tirados de qualquer mídia em que estiverem.

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