terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Vigésimo segredo da prosperidade

Igreja Cristã de Aton


Vigésimo segredo da prosperidade

Criatividade e Crise

Clientes que desaparecem, diminui a entrada de clientes na loja, diminuem as vendas, menos negócios, etc. Esta situação é familiar? É o que costumam chamar de crise.

Como uma crise se instala? Como uma crise é criada? De onde vem as crises? São cíclicas? Porque?

Sorte é estar preparado quando a oportunidade aparece. Chamam isso de sorte. A pessoa estudou e se preparou. Então a porta se abre. A oportunidade aparece. E é aproveitada.

Em qualquer coisa que o ser humano vá fazer ele deve ter o plano B, C, D... Por todas as fichas num só negócio ou numa só abordagem é ficar sujeito às crises. O filme “A grande aposta” mostra isso claramente. No universo não existe crise. Isso é coisa de sociologia. Depende de como se organiza uma sociedade. Vejamos. Os tupiniquins estavam a mil anos na costa brasileira. Haviam uns 5 milhões. Cada tribo tinha de 300 a 600 pessoas. Caçavam e plantavam. Nunca houve crise até que uma força externa os exterminou. Na série Enterprise os Borgs fazem exatamente isso. A sociedade tupiniquim estava estruturada de uma forma que intrinsecamente não haveria crise. E isso foram os sociólogos tupiniquins que fizeram. Embora não tivessem esse nome. Este é um assunto fascinante. Tanto a organização deles como a destruição. É muito instrutivo estudar história, pois a história se repete... E aí já sabemos como o jogo é jogado.

Depois que a crise foi criada e os problemas crescem é preciso manter a calma. Ter clareza de pensamento para analisar todas as variáveis. Insisto: todas as variáveis. O que é possível ser feito para diminuir o estrago? Que novos negócios fazer? Que novos serviços? Como conter os gastos? Como resolver as dívidas? Lembrando sempre que dívida é uma coisa que deve ser evitada a todo custo. Investir fazendo dívida é uma coisa que precisa ser muito bem analisada com um estudo de viabilidade econômica. Prosperidade é feita com recursos próprios. Passo a passo. Capitalizando o que ganha. Por isso o nome é capitalismo. Guardar para ter o próprio capital. Estudar o que foi a Revolução Industrial para entender como funciona isso. Não existe nada de novo debaixo do Sol. Tudo já foi feito e documentado. Repetir o erro é bobagem. Já se sabe o que dá certo e o que não dá. As crises se repetem ad infinitum. Assistam “Margin Call”.

Com calma e paciência. Sem ansiedade e pressão é possível superar os problemas. Mesmo com os cobradores batendo na porta é preciso ter calma. Ficar ansioso não pagará as dívidas. Por isso é preciso pensar, trabalhar, fazer outra coisa, diversificar, novos produtos, novos negócios, novas ideias, etc. Com paciência. Sem desespero. Sem pensar bobagem. Toda crise é uma oportunidade de crescimento. O universo cresce sempre. O planeta cresce sempre. As oportunidades sempre aparecem. Recentemente os astrônomos detectaram a maior explosão de uma supernova superluminosa. Equivalente a 570 bilhões de sóis. Uma única explosão. Nunca foi visto algo assim. Isso é uma tremenda injeção de energia neste universo. A questão aqui não é apenas entender o fenômeno. É entender quem fez isso, qual o objetivo, qual o resultado, etc. 

A mesma Fonte que injeta esta energia está disponível para resolver qualquer problema. É preciso manter um relacionamento amoroso com Ela. Então tudo se resolverá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Videos editados I


Ninguém está autorizado a editar meus vídeos e fazer montagens, cortes, adições ou qualquer outra manipulação com as imagens das palestras.

Somente com autorização por escrito alguém pode usar minhas imagens.

Isso já foi dito na palestra passada e já postei sobre isso.

Quem está fazendo isso está prejudicando o trabalho.

Existe uma estratégia de divulgação feita por mim e que está sendo seguida à risca.

Todos os vídeos editados por outras pessoas devem ser tirados de qualquer mídia em que estiverem.

Postagens populares

Marcadores