quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Psique I



Psique I

Jung explicou uma coisa extremamente importante sobre o inconsciente. A libido ativa os conteúdos inconscientes.

Ontem explicamos que a dinâmica entre o Conhecedor e o Conhecido é conduzida por Eros. Este Arquétipo fez com que tudo acontecesse em termos de expansão da consciência no universo. Sem esse sentimento não haveria troca e o Conhecedor não conheceria o Conhecido, nem o Conhecido poderia conhecer o Conhecedor. São preciso dois para que isso aconteça. A consciência se expanda em todos os sentidos. A união dos opostos que na verdade são complementares. O lado Yin do Uno e o lado Yang do Uno. As duas partes são o Uno que se divide sem nunca estar dividido.

O inconsciente é uma parte do ego que por sua vez é uma parte da Psique. Se nada acontece o inconsciente não se modifica nem vem à tona. Para que isso aconteça é preciso que uma energia penetre no inconsciente. Essa energia só pode ser a libido. Ela dissolve a couraça do ego e permite que o mar do inconsciente ondule. Dessa ondulação podem surgir duas coisas: a individuação depois de um longo trabalho de conscientização ou o lado negativo que livre da Psique é livre para escolher o poder pelo poder. De qualquer maneira o inconsciente não ficará parado por muito tempo. A Psique faz com que ele se mexa. 

Vemos o inconsciente nas coisas práticas da vida. Ele se manifesta no concreto do dia a dia. Nas atitudes das pessoas aparecem os conteúdos inconscientes. Por isso para saber o que está inconsciente basta analisar os fatos. E saber que crenças sustentam o inconsciente. Quando o inconsciente é agitado acontece o que Jung chamava coagulatio. A manifestação concreta do inconsciente. E nesse ponto é possível tratar essas questões inconscientes.

A libido também é vista como luz. Quando se fala de Iluminação também é disto que se fala. Entrou luz no inconsciente. Entrou energia. Libido é a energia criativa do universo. Ela que provoca uma emanação como o Big Bang. Ela injeta energia no universo o tempo todo mantendo sua estrutura e equilíbrio. Quando se fala sobre equilíbrio é o equilíbrio entre Yin e Yang em tudo o que existe. Desde uma poeira cósmica até um planeta avançado. Sempre que há apego do ego o equilíbrio foi perdido. O soltar é o equilíbrio. É o Caminho do Meio do lado positivo. O Caminho do Meio não é algo entre o Bem e o Mal. É o equilíbrio dentro do Lado Positivo. O soltar faz automaticamente que entremos no Caminho do Meio. Sem fazer esforço, porque quando fazemos isso é a Psique que assume o controle. Daí estamos no caminho da Individuação. Quando chegarmos na individuação a Árvore da Vida floresce novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Videos editados I


Ninguém está autorizado a editar meus vídeos e fazer montagens, cortes, adições ou qualquer outra manipulação com as imagens das palestras.

Somente com autorização por escrito alguém pode usar minhas imagens.

Isso já foi dito na palestra passada e já postei sobre isso.

Quem está fazendo isso está prejudicando o trabalho.

Existe uma estratégia de divulgação feita por mim e que está sendo seguida à risca.

Todos os vídeos editados por outras pessoas devem ser tirados de qualquer mídia em que estiverem.

Postagens populares

Marcadores