sábado, 2 de janeiro de 2016

Couraça e prosperidade




Couraça e prosperidade
 
Quais são os efeitos quando se desenvolve uma couraça?

A musculatura tensa

Enrijecimento mental

Somatizações

Engessamento das crenças

Perda de flexibilidade

Sentimentos endurecidos

Falta de clareza mental

Dificuldades de toda ordem

Perda da espontaneidade

Falta de paciência

Agressividade

Falta de alegria

Perda de produtividade e eficiência

Etc.

Criar uma couraça para fugir da realidade é um coisa ruim por si só. É fácil perceber quando a pessoa é relaxada, feliz, espontânea, alegre, produtiva, proativa, etc. Por exemplo: num vendedor isso fica totalmente evidente quando visita um cliente. É bem recebido, todos ficam alegres, motiva a todos, é afetuoso, recebe e dá abraços, todos se sentem à vontade, ajuda a todos sem segundas intenções, promove a paz e o crescimento harmonioso, etc. Impossível existir um vendedor assim? Não. Eu trabalhei com uma pessoa que era exatamente assim. E vendia muito. Esse é o segredo de vender muito. Qualquer coisa em qualquer área. E o segredo de ter sucesso em qualquer outra profissão. Desde o mendigo de rua até o CEO de uma gigantesca corporação. Se um mendigo de rua agisse assim quanto tempo ele continuaria na rua?

Então porque é tão difícil encontrar pessoas assim? Porque para ser assim a pessoa não pode ter uma couraça emocional. Não pode ter escudo. Tem de estar aberta para o mundo. Dando e recebendo energia sem cessar. Em fluxo. A couraça impede isso. É como um escafandro ou um traje espacial. Difícil viver com ele. Crianças normalmente não tem couraça, pelo menos até certa idade. É por isso que é preciso ter um equilíbrio entre o ser adulto e a criança interior.

Como se desfazer da couraça? Deixando-se sentir que sente. Sentir os sentimentos. Autoconsciência. Adotar uma atitude proativa na vida. Sentir todos os sentimentos. Trabalhar esses sentimentos e integra-los na personalidade. Quando um sentimento surgir não o reprimir. Analisa-lo. Ver o que é bom nele e assimila-lo. O que for ruim soltar sem reprimir. Assim não haverá sentimentos reprimidos. Todos são assimilados ou soltos. Não desenvolvemos couraças que impedem nosso crescimento em todas as áreas.

No filme “Ponte dos espiões”, o advogado pergunta para o espião: “Você não parece nervoso? ”. Ele responde: “Adiantaria? ”. Esta é uma atitude taoista. Deixar fluir. De que adianta por tensão em qualquer coisa. Existe um fluxo que conduz tudo no universo. Se fluirmos com ele estaremos melhor do que se resistíssemos. O espião entende exatamente isso e age em concordância. E o resultado é o melhor para ele. Essa atitude aplicada a qualquer outra situação dará os melhores resultados.

Joseph Campbell gravou várias entrevistas que estão num conjunto de dvds com o nome “O poder do mito”. Essas entrevistas são indispensáveis para quem quer entender como funciona o universo. Tudo que é importante saber para ser feliz está nessas entrevistas. Basta ter olhos para ver e ouvidos para escutar. Entender o que está nas entrelinhas ou subentendido. Quem não quer ter o trabalho de ler os seus livros, pode assistir essas entrevistas da maior qualidade intelectual. E passadas da forma mais simples e elegante para que todos possam entender o que são os Arquétipos. Os mitos são uma linguagem simbólica do inconsciente para passar verdades profundas e eternas. Existem em todas as culturas independente de distância no tempo e no espaço. Todas as culturas desenvolveram e receberam estórias para entenderem como funciona tudo e poderem viver harmoniosamente com o universo. Imensa sabedoria está codificada nos mitos. Uma civilização que vive em harmonia com seus mitos está destinada ao sucesso. Não vivenciar os mitos e os Arquétipos é o caminho certo para a decadência de qualquer civilização.

O mesmo vale para qualquer pessoa em qualquer lugar do universo. Conhecimento e sabedoria da mais elevada importância estão nestas entrevistas. Bom divertimento.

3

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Videos editados I


Ninguém está autorizado a editar meus vídeos e fazer montagens, cortes, adições ou qualquer outra manipulação com as imagens das palestras.

Somente com autorização por escrito alguém pode usar minhas imagens.

Isso já foi dito na palestra passada e já postei sobre isso.

Quem está fazendo isso está prejudicando o trabalho.

Existe uma estratégia de divulgação feita por mim e que está sendo seguida à risca.

Todos os vídeos editados por outras pessoas devem ser tirados de qualquer mídia em que estiverem.

Postagens populares

Marcadores