terça-feira, 3 de novembro de 2015

Selma



Selma


O Aikido é uma arte marcial criada pelo mestre Morihei Ueshiba. O fundamento do Aikido é usar a energia circular ou espiral do universo para defesa própria. A energia do oponente é usada contra ele mesmo. Em movimentos circulares. É uma arte marcial que está em harmonia com o universo.

Sempre que houver oposição a qualquer desenvolvimento, progresso ou evolução, a não-resistência ou a não-violência ou a arte do Aikido é a solução. A solução pacífica. A solução do Tao. O Caminho do Meio. Sem ansiedade e pressão. Já existe um fluxo extremamente poderoso de progresso em andamento no universo. Não é necessário por pressão nisso. Basta entrar em fluxo que a solução virá.

Uma pessoa demente vinha correndo pela rua gritando: “onde está meu chapéu”. Esta pessoa é potencialmente perigosa se for contrariada. Encontra um senhor que lhe diz: ‘seu chapéu foi por ali”. O demente vai atrás do chapéu sem importunar o senhor. Esta é uma aplicação prática do Tao, do Caminho do Meio, do Aikido. Não enfrentar de frente. Sun Tzu dizia que a batalha deve ser ganha sem que haja luta.

A força que está por trás do conceito de não-violência é poderosa. Não-violência não é fraqueza. Pelo contrário é pura força. Porque em última instância está em harmonia com o Poder do Universo. Nesse ponto é bom lembrar que força muitos podem ter, mas, Poder só um tem. É por isso que no final sempre triunfa o que está em harmonia com este Poder.

Quando se pode ter uma visão histórica dos fatos (depois de alguns anos) fica claro que a melhor estratégia é a não-violência. No momento pode parecer fraqueza, mas o bambu se curva na tempestade e volta ao normal. A árvore que resiste é derrubada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Videos editados I


Ninguém está autorizado a editar meus vídeos e fazer montagens, cortes, adições ou qualquer outra manipulação com as imagens das palestras.

Somente com autorização por escrito alguém pode usar minhas imagens.

Isso já foi dito na palestra passada e já postei sobre isso.

Quem está fazendo isso está prejudicando o trabalho.

Existe uma estratégia de divulgação feita por mim e que está sendo seguida à risca.

Todos os vídeos editados por outras pessoas devem ser tirados de qualquer mídia em que estiverem.

Postagens populares

Marcadores