segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Matrix XVI




Matrix XVI

Livre arbítrio IV

O Oráculo pergunta a Neo se ele teria quebrado o vaso se ela não tivesse dito nada. É evidente que quando sabemos o futuro nós o alteramos. Saber o futuro é um problema por causa disto. Para que possamos saber se aprendemos uma lição é preciso não saber o futuro. É nesse ponto que podemos tomar a decisão certa. Senão fica como uma profecia auto realizada. O fato de falar que uma coisa vai acontecer faz com que aconteça. Isso é um colapso da função de onda. Um decaimento radioativo é imprevisível e esse é o jogo de dados do universo.

É por esta razão que uma pessoa sabe exatamente o que precisa saber. Como disse Morpheus para Trinity. A pessoa tem os dados necessários para tomar a decisão. A intuição provê esses dados. A pessoa tem uma sensação visceral do que fazer. No coração existem 40 mil neurônios interligados com os do cérebro. É por isso que é preciso balancear o coração e a razão. Não há falta de informação.

Chega uma hora em que é preciso tomar uma decisão. Neo foi convidado a tomar a decisão. A decisão tem consequências. Como bem disse o Agente: você tem de tomar uma decisão. Neo toma a pílula vermelha. A partir daí ele está fora da Matrix. Conhece a verdade. 

O interrogatório de Neo é feito porque o Agente não consegue entender como Neo quer sair da Matrix. Porque sair da Matrix? Como viverá fora da Matrix? Quem está financiando a saída de Neo? Onde ele está? Onde ele está trabalhando? A saída de uma única pessoa, como Neo, é vista como uma ameaça total à Matrix. A Matrix não pode ter falhas. Ninguém pode saber que a Matrix tem falhas. E se a Mulher de Vermelho descobrir isso? 

“Há uma diferença entre conhecer o caminho e andar por ele”. Morpheus diz. É claro que existe um preço a ser pago por Neo. Andar pelo caminho não é fácil, mas vale a pena. Mas, isso só sabe aquele que anda pelo caminho. É como viver o Tao. Não dá para explicar. O Tao tem de ser vivenciado. 

Neo é o escolhido, mas todos os demais que estão em Zion também fizeram a escolha. Todos podem fazer a escolha. Não é uma escolha sobre humana. Neo também tem todos os problemas dos demais. Tanto antes como depois de tomar a pílula vermelha. Morpheus sabe que vale a pena tomar a pílula vermelha e Trinity também. Ela ressuscita Neo.

Andar pelo caminho não significa sair de uma Matrix e entrar em outra. Existem várias Matrix. O final da trilogia mostra isso. Toda dependência é uma Matrix. Neo torna-se autossuficiente. Isso é andar pelo caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Videos editados I


Ninguém está autorizado a editar meus vídeos e fazer montagens, cortes, adições ou qualquer outra manipulação com as imagens das palestras.

Somente com autorização por escrito alguém pode usar minhas imagens.

Isso já foi dito na palestra passada e já postei sobre isso.

Quem está fazendo isso está prejudicando o trabalho.

Existe uma estratégia de divulgação feita por mim e que está sendo seguida à risca.

Todos os vídeos editados por outras pessoas devem ser tirados de qualquer mídia em que estiverem.

Postagens populares

Marcadores