quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Matrix X




Matrix X

Quando Trinity encontra Neo ela fala: “É a pergunta que nos impele, Neo.”.

Essa pergunta impele a todos os seres do universo. Todo ser autoconsciente faz essa pergunta de alguma forma. E quando descobre a realidade tem duas opções: ou trabalha, estuda e ajuda, ou desanima. Neo depois da fase inicial da libertação da Matrix, onde cai no esgoto e vomita, está pronto para trabalhar (aprender artes marciais com Morpheus), estudar (recebe informações) e ajudar (entra na Matrix para libertar os demais). É uma história de libertação, de trabalho, estudo e ajuda. E tudo começa com Trinity sussurrando uma questão. Que é a voz da intuição suavemente nos dizendo para fazer a pergunta.

Uma determinada visão de mundo (o paradigma, sistema de crenças sobre tudo que existe, comprar um sorvete implica numa determinada visão de mundo) conduz nossa vida em tudo que fazemos e em todos os resultados que obtemos. Bons e maus. Por isso as perguntas são tão importantes. E é por isso que Sócrates fazia perguntas. As perguntas expandem a visão de mundo, expandem a consciência, damos saltos evolutivos.

A pergunta não deixará de ser feita ou ouvida. O desanimo não resolverá as questões. Quanto antes resolvermos enfrentar a pergunta e encontrar a resposta, melhor a nossa vida será. A partir do sussurro de Trinity, Neo tem de dar uma resposta. Ele toma a pílula vermelha porque quer encontrar a resposta. E fazendo isso ele cumpre a sua missão. Embora no momento ele não saiba qual é. Como disse o Oráculo, Neo está procurando algo.

Neo tem de se defrontar com a questão do real e irreal. O que é real? É o mundo colocado diante dos olhos da mente. O que a mente crê real é real, pelo menos para ela. Morpheus procura mostrar a Neo o Deserto do Real. Para que ele veja com os próprios olhos. “Quem tem olhos, veja”. Os olhos de Neo doem já que na verdade ele nunca os usou. O mesmo acontece quando expandimos a consciência. Um novo mundo surge diante da nossa consciência. E este novo mundo exige uma postura nossa. Positiva ou negativa. E o irreal? Num mundo de pura consciência o que é irreal? Pode existir algo irreal para uma mente? Se a realidade daquela mente é criada por ela mesma como ela pode saber o que é real ou irreal? É por isso que quando Neo toma a pílula vermelha ele toma um choque de realidade. O véu da realidade é rasgado e agora ele vê o Deserto do Real. E então começa a sua verdadeira evolução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Videos editados I


Ninguém está autorizado a editar meus vídeos e fazer montagens, cortes, adições ou qualquer outra manipulação com as imagens das palestras.

Somente com autorização por escrito alguém pode usar minhas imagens.

Isso já foi dito na palestra passada e já postei sobre isso.

Quem está fazendo isso está prejudicando o trabalho.

Existe uma estratégia de divulgação feita por mim e que está sendo seguida à risca.

Todos os vídeos editados por outras pessoas devem ser tirados de qualquer mídia em que estiverem.

Postagens populares

Marcadores