terça-feira, 22 de setembro de 2015

Foco




Foco


Qual a diferença entre foco e efeito Zenão?

Foco é o objetivo que temos em mente para alcançar. Formar-se numa faculdade, fazer uma viagem, comprar tal coisa, etc. Sem preocupação, sem ansiedade, sem pressão, sem desespero, etc. Sabemos que vamos conseguir aquilo em 1, 5, 10, 20 anos. Temos a certeza interior. Temos paciência para esperar e fazemos tudo que for preciso para alcançar o objetivo. Estudamos e trabalhamos. Sabemos que basta um pensamento para criar algo. Não é preciso por força. Se aquilo for o melhor para nós acontecerá.


Efeito Zenão é não pensar em outra coisa que não seja o que queremos. É a ansiedade pura, só pressão, só desespero, só por força para conseguir o que o ego quer. Isso paralisa tudo. Quanto mais força colocar menor o resultado. As coisas devem acontecer naturalmente. Ninguém precisa forçar a Terra para ela girar em torno do Sol. O universo flui normalmente com enorme velocidade. Não é preciso impor mais velocidade. É só tirar o pé do freio que tudo anda rápido. O Tao é um fluxo rapidíssimo.


Compreensão - Aceitação -  Ação.

A fórmula acima resolve todos os problemas. A questão é: Compreender o que? O que é compreender? É entender como tudo funciona. Para isso é preciso deixar o ego de lado, deixar os preconceitos e tabus, as crenças limitadoras, os paradigmas que nunca funcionaram, expandir a consciência, abrir novos horizontes, ver com outros olhos, mudar a visão de mundo, etc. Imagine alguém que “morre” e “chega” no outro lado. E descobre que é diferente da vida que imaginava. O que essa pessoa faz? Resiste e não aceita a realidade? Se fizer isso ficará empacada e para a sua evolução. A única saída é compreender que a realidade é diferente do que pensamos. Entender que o universo é muito mais complexo do que podemos imaginar. Entendido isso podemos passar para o próximo passo.

Aceitar a realidade. Mudar a forma de encarar o mundo e aceitar as mudanças que terão que ser feitas para poder progredir. Esta é uma fase tão difícil quanto compreender. Entender é fácil, pois é mental. Aceitar é emocional. E isso é muito difícil de se fazer. É por isso que intelectualmente tudo muda, novas tecnologias, etc., mas aceitar envolve uma mudança emocional e isso é difícil. 

Se compreendemos e aceitamos chegou a hora de entrar em ação. Agir para melhorar tudo em função da nova visão de mundo. Em função de novos ideais, da unificação, etc. Sem ação todo conhecimento é inútil. É preciso comprometimento para fazer deste planeta um mundo melhor. Mesmo que leve milênios. Pois, como diz a música: “ói nóis aqui traveis”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Videos editados I


Ninguém está autorizado a editar meus vídeos e fazer montagens, cortes, adições ou qualquer outra manipulação com as imagens das palestras.

Somente com autorização por escrito alguém pode usar minhas imagens.

Isso já foi dito na palestra passada e já postei sobre isso.

Quem está fazendo isso está prejudicando o trabalho.

Existe uma estratégia de divulgação feita por mim e que está sendo seguida à risca.

Todos os vídeos editados por outras pessoas devem ser tirados de qualquer mídia em que estiverem.

Postagens populares

Marcadores