quarta-feira, 15 de julho de 2015

Massaka e Kogarno



Massaka e Kogarno

No sétimo ano da série Jornada nas Estrela A Nova Geração existe um episódio em que a Enterprise encontra um Arquivo de uma civilização antiga de 87 milhões de anos.
Este episódio é uma explicação perfeita do Yin e Yang. A complementariedade de duas forças.
Complementariedade não é união de um forte e um fraco, de um que gasta e outro que economiza, de um que trabalha e outro que não faz nada, de um que poupa e de um que faz dívidas, etc. Repetindo: complementariedade não é isso.
Complementariedade é a união de duas forças igualmente poderosas e que se multiplicam quando se encontram. Elevam-se ao quadrado. São duas polaridades igualmente poderosas como um próton e um elétron, que formam um átomo. Carga elétrica negativa não tem nada de negativo no sentido espiritual do termo. É apenas uma designação de energia.
O símbolo do Yin e Yang reflete exatamente isso. A alternância entre as duas forças. Dia e noite. Duas forças positivas e poderosas. Joseph Campbell, extraordinário mitólogo, disse que quando uma civilização perde o contato com os mitos ela passa a ter grandes problemas. Uma verdade mais atual do que nunca.
Em termos de relacionamentos humanos a complementariedade se expressa com as seguintes características: tem valores comuns, tem interesses comuns, tem admiração mútua, não existe nenhuma dependência entre eles, personalidades compatíveis, temperamentos compatíveis, têm autêntico interesse pelo outro como pessoa, não há disputa de poder, auxiliam-se mutuamente sem nenhum interesse que não seja o bem-estar do outro, procuram novas formas de agradar e ajudar ao outro, etc. Isso é ser complementar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Videos editados I


Ninguém está autorizado a editar meus vídeos e fazer montagens, cortes, adições ou qualquer outra manipulação com as imagens das palestras.

Somente com autorização por escrito alguém pode usar minhas imagens.

Isso já foi dito na palestra passada e já postei sobre isso.

Quem está fazendo isso está prejudicando o trabalho.

Existe uma estratégia de divulgação feita por mim e que está sendo seguida à risca.

Todos os vídeos editados por outras pessoas devem ser tirados de qualquer mídia em que estiverem.

Postagens populares

Marcadores