terça-feira, 16 de junho de 2015

Resistência ao crescimento X



Resistência ao crescimento X

Para se ter uma ideia de quanta resistência existe ao crescimento basta ver as incubadoras de novas empresas. As chamadas startup. São empresas inovadoras, escaláveis e com grande grau de incerteza.
Quantas dessas empresas são um sucesso? Lembram-se da “bolha” ponto.com?
A questão é a mesma daquela situação em que coloquei um exemplo de se dar dinheiro para uma pessoa que fala que só precisa de dinheiro para progredir. Quantas pessoas ganhando o dinheiro cresceriam? É um número ínfimo.
Quanto mais fácil é a vida mais a zona de conforto é forte. As pessoas que criam essas startup de sucesso são auto motivadas. Não dependem de nenhuma força externa para progredir. Eles têm o impulso do crescimento. Sabem que para ser um empresário é preciso saber sofrer. Ninguém consegue o sucesso sem sofrer. É uma ilusão pensar que é possível ter sucesso sem decepções, desilusões, perdas, erros, insucessos, etc. Há um preço a ser pago para ser independente. Isso normalmente não é falado.
Quando a realidade se impõe quantas dessas empresas continuam a existir? É nesse ponto que aparece a auto sabotagem e a resistência. Um empreendedor cresce sozinho. É preciso avaliar bem essas incubadoras para não se jogar dinheiro fora. Quanto mais facilidade menor o esforço.
Imaginem todos os ganhadores de loteria? Todos criaram empresas de sucesso? Ou estão gastando o dinheiro? Caso não houvesse resistência como estaria este planeta? Recursos não faltam. Quais os limites do crescimento? No caso dos negócios veja a fortuna dos bilionários. Esse é o limite no momento. Quantos existem? No momento existe 1% com a maior parte da riqueza do mundo. O que os outros 99% estão fazendo? Qual a motivação que eles têm?
Quando uma pessoa de poucos recursos começa a progredir o que ela escuta dos conhecidos? Que dinheiro não é tudo na vida! E estas pessoas estão numa situação sub-humana de vida. Isto é uma racionalização ou não? Quantas dessas pessoas em condições sub-humanas estão fazendo todo o esforço que podem para progredir? Quantas estão lendo livros que expliquem como sair dessa situação? Quantas estão indo em palestras?
E as pessoas que já tem o que comer e onde morar? Estão fazendo o máximo para melhorar? O máximo é colocar toda a energia vital em melhorar. Todos nascemos com uma quantidade x de energia vital. É uma conta corrente. Essa energia está sendo gasta em que? É aí que se vê a resistência ao crescimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Videos editados I


Ninguém está autorizado a editar meus vídeos e fazer montagens, cortes, adições ou qualquer outra manipulação com as imagens das palestras.

Somente com autorização por escrito alguém pode usar minhas imagens.

Isso já foi dito na palestra passada e já postei sobre isso.

Quem está fazendo isso está prejudicando o trabalho.

Existe uma estratégia de divulgação feita por mim e que está sendo seguida à risca.

Todos os vídeos editados por outras pessoas devem ser tirados de qualquer mídia em que estiverem.

Postagens populares

Marcadores