sábado, 13 de junho de 2015

Resistência ao crescimento VIII



Resistência ao crescimento VIII

A Teoria da Complexidade e o Caos

Sempre que se aumenta a complexidade de qualquer coisa ficamos mais vulneráveis aos eventos caóticos. Quanto mais simples for algo mais oportunidades de crescimento teremos quando ocorrerem os eventos caóticos.
Vejamos um exemplo:
Um empreendedor resolve abrir um bar de balada. Com música ao vivo e etc. Resolve alugar um salão comercial numa esquina de uma avenida movimentada. É uma esquina, na avenida praticamente só tem comércio, mas na rua só tem residências.  Ele está instalado num prédio com residências em cima do bar.
Em frente do bar que ele abriu existe um bar que está no local a dezenas de anos com freguesia cativa. Portanto, ele tem um concorrente instalado no local com absoluto sucesso. O concorrente tem mesa de bilhar, tv para ver jogos de futebol, etc. e funciona das 6 às 24 horas. Isto é, o concorrente funciona o tempo todo, todos os dias do ano. O concorrente conhece todo mundo e todos gostam dele.
Na distância de um quarteirão do novo bar temos 3 igrejas evangélicas que funcionam no horário em que a balada vai ao ar. Temos outros bares e restaurantes também de sucesso. Cada um com seu nicho de mercado. Uma das igrejas está a apenas 20 metros do novo bar.
O salão alugado não é grande. O povo que vem na balada tem de ficar na calçada e na rua. Mesas e cadeiras foram instaladas na calçada e na rua. É uma avenida de muito movimento. Escuta-se o som por vários quarteirões, pois som de balada não pode ser baixo, do tipo fundo musical. Normalmente esse tipo de negócio é feito em avenidas sem comércio e sem residências. E com isolamento acústico. Nada disso existe no novo bar.
Durante a semana a frequência é muito pouca. Lembra que existe um bar em frente a dezenas de anos funcionando com perfeição? A perfeição de um bar. Tudo deve ser bem feito. Até um bar. O aluguel do salão é alto, pois negócios são negócios. O problema é de quem aluga o imóvel.
Pergunta: será que esse empreendedor considerou que todas essas variáveis formam um ambiente muito complexo para o que ele quer fazer? Será que ele considerou todas as variáveis que existem nesse negócio? Com certeza acontecerão eventos caóticos nesse negócio. Será que ele continuará instalado no local?
Este é um pequeno exemplo da vida real para que todos analisem cuidadosamente antes de empreender algo. E isso vale para tudo na vida. Quanto mais complexidade maior a vulnerabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Videos editados I


Ninguém está autorizado a editar meus vídeos e fazer montagens, cortes, adições ou qualquer outra manipulação com as imagens das palestras.

Somente com autorização por escrito alguém pode usar minhas imagens.

Isso já foi dito na palestra passada e já postei sobre isso.

Quem está fazendo isso está prejudicando o trabalho.

Existe uma estratégia de divulgação feita por mim e que está sendo seguida à risca.

Todos os vídeos editados por outras pessoas devem ser tirados de qualquer mídia em que estiverem.

Postagens populares

Marcadores