domingo, 9 de novembro de 2014

O elétron sabe



O elétron sabe

Quando se fala das “esquisitices da mecânica quântica” parece que estamos falando de ficção científica ou esoterismo. É exatamente o caso quando falei que o elétron sabe o que está acontecendo com ele no experimento da Dupla Fenda.
Pois bem. Vejamos a revista Scientific American Brasil de número 61, edição especial de história e filosófica da ciência, que está neste mês nas bancas. Novembro de 2014.
Nesta edição temos uma entrevista do físico Yakir Aharonov, professor da Universidade Chapman (Estados Unidos). Sugiro que leiam o artigo inteiro.
Quero ressaltar um parágrafo do artigo: “Duas coisas que eu gostaria de dizer: primeiro que uma partícula sabe de que maneira será medida no futuro. Segundo, tenho a liberdade de escolha para efetuar essa ou aquela medição”.
E este: “Mas, cada partícula sabe que vou mudar de ideia e, a partir disso, produz uma alteração do próprio estado”.
E este: “O Universo também é um sistema quântico. Eu acredito que o Universo tenha a sua fórmula de onda que vem da história, do passado em direção ao presente, e outra, que vem do futuro em direção ao passado, que é a do destino.”
Passo a passo a ciência avança. É por isso que precisamos unificar a ciência e a espiritualidade. Essas “esquisitices” seriam facilmente resolvidas quando se aceitar que o Todo é Tudo-O-Que-Existe. Que estamos dentro do Todo e que o Todo é pura Consciência.
Todos os problemas existem porque não se aceita que estamos vivendo dentro do Todo.
Levará séculos e séculos, mas no fim a ciência terá de aceitar esta verdade.


Direitos Autorais:
Copyright © Hélio Couto. Todos os direitos reservados.
Você pode copiar e redistribuir este material contanto que não o altere de nenhuma forma, que o conteúdo permaneça completo e inclua esta nota de direito e o link: www.heliocouto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Videos editados I


Ninguém está autorizado a editar meus vídeos e fazer montagens, cortes, adições ou qualquer outra manipulação com as imagens das palestras.

Somente com autorização por escrito alguém pode usar minhas imagens.

Isso já foi dito na palestra passada e já postei sobre isso.

Quem está fazendo isso está prejudicando o trabalho.

Existe uma estratégia de divulgação feita por mim e que está sendo seguida à risca.

Todos os vídeos editados por outras pessoas devem ser tirados de qualquer mídia em que estiverem.

Postagens populares

Marcadores