sábado, 15 de março de 2014

Sistema de Crenças III



Sistema de Crenças III




O filme “O Voo”  com Denzel Washington mostra perfeitamente a luta que é vencer uma programação de auto-sabotagem, gravada no inconsciente.  A resistência do Id contra o Ego e também contra o Superego.

O filme trata de um alcoólatra e drogado, mas a dinâmica psicológica se aplica a tudo na vida. Pode ser uma compulsão por comer, comprar, fazer dívidas, não estudar, não ler, não trabalhar, só divertir e passear, etc.. Toda a problemática da auto-sabotagem está no filme. Até que se resolve enfrentar o problema e lutar pela cura.

À primeira vista parece um filme sobre álcool, mas a questão realmente é a auto-sabotagem. Vê-se durante o filme o quanto ele resiste a encarar os fatos e perceber o problema que tem. A mesma coisa acontece nas outras atividades de auto-sabotagem.

Quando se explica o quanto a pessoa está fazendo para não crescer, não evoluir, ouve-se a mesma coisa que ele fala no filme. Que não tem problema algum. Que não está se sabotando, que está fazendo tudo direito, etc.. Quando a pessoa fala que não está sentindo nada, que não mudou nada é exatamente o problema da negação. A resistência a evoluir em todas as áreas é tremenda. Enquanto a pessoa não olha para dentro de si mesma e sente o quanto é contra o crescimento, não há evolução. As crenças podem ser as mais variadas possíveis, pois tudo que ouvimos, vimos e vivenciamos grava uma neuroassociação, que faz parte do programa interno que rege a vida da  pessoa. Para que isso possa ser superado é preciso reconhecer o problema. E isso implica que a pessoa tem de querer realmente crescer e evoluir. E fazer o que é preciso fazer: jogar fora as crenças que são limitantes.

Para saber quais crenças são limitantes é só olhar para dentro de si e sentir o que sente. Sentir de que tem medo. Pois na hora em que a informação entra, ela “bate de frente” com essas crenças. O impulso de crescimento recebido é gigantesco e inevitavelmente surgirá um sentimento de aceitação ou negação do crescimento. Estamos falando de energia, de física. É impossível que a pessoa não receba o impulso. Ela reage de um jeito ou de outro. Tudo na vida da pessoa poderia ser maravilhoso e abundante, mas é preciso optar por isso. É preciso deixar o ego de lado e optar pelo Superego. Ou pelo Eu Superior ou pela Centelha Divina. O nome não importa. A questão é a escolha.

Quantas pessoas optam realmente pelo crescimento pessoal? Na verdade pouquíssimas, como todos podem ver ao seu redor no planeta inteiro. Já imaginaram se todas as pessoas estivessem crescendo? Estudando mais, lendo livros difíceis, lendo filosofia, sociologia, Mecânica Quântica, procurando entender como funciona o universo. Isso forçosamente faria a vida da pessoa melhorar. É impossível que isso não acontecesse, pois a vida da pessoa é igual à sua consciência da realidade. Quanto maior a expansão da mente mais expansão na vida da pessoa. Em todas as áreas.

Porém se nós formos na periferia de qualquer cidade e entrevistarmos seus habitantes o que encontraremos? Só sofrimento em termos superlativos. Um verdadeiro filme de horror. Um total desconhecimento da realidade, de como está organizada esta sociedade, desconhecimento de saúde, de saneamento básico, de noções de higiene pessoal, de como se alimentar corretamente, da importância da educação, desconhecimento de como é a realidade espiritual, desconhecimento de como sair da miséria e da pobreza, da vida sub-humana que levam, etc.. Quem está na classe média não tem a menor idéia do sofrimento que existe num bairro da periferia. Do quanto eles são completamente ignorantes da realidade. E é por isso que eles não têm nenhuma esperança de sair da situação em que estão.

A saída para essa situação é a expansão da consciência. É o conhecimento de que existe outra realidade. Que eles podem alcançar se tiverem consciência de que ela existe. E esse é o trabalho e a missão de todos que já saíram daquela situação ou nem sequer passaram por ela. Ajudar aos demais a expandirem suas consciências. Assim a evolução poderá acontecer. E ai essas pessoas poderão pensar na união com o Todo. No momento elas nem sabem que Ele existe.

Hélio Couto
www.heliocouto.com

Direitos Autorais:
Copyright © Hélio Couto. Todos os direitos reservados.
Você pode copiar e redistribuir este material contanto que não o altere de nenhuma forma, que o conteúdo permaneça completo e inclua esta nota de direito e o link: www.heliocouto.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário


Videos editados I


Ninguém está autorizado a editar meus vídeos e fazer montagens, cortes, adições ou qualquer outra manipulação com as imagens das palestras.

Somente com autorização por escrito alguém pode usar minhas imagens.

Isso já foi dito na palestra passada e já postei sobre isso.

Quem está fazendo isso está prejudicando o trabalho.

Existe uma estratégia de divulgação feita por mim e que está sendo seguida à risca.

Todos os vídeos editados por outras pessoas devem ser tirados de qualquer mídia em que estiverem.

Postagens populares

Marcadores