terça-feira, 19 de março de 2013

Dívidas VI



Dívidas VI

Existe um ditado que diz: conhecimento é poder.
Da mesma forma podemos dizer que informação é poder. E analisar corretamente a informação também é poder.
Essa capacidade de análise depende do paradigma da pessoa, da visão de mundo que tem, do quanto é capaz de visão sistêmica; caso contrário qualquer análise não terá nenhuma ligação com a realidade. E decisões econômico/financeiras tomadas fora da realidade serão desastrosas.
Num mundo em que a overdose de informação é constante é preciso distinguir o que é verdade e o que é manipulação. Disso dependerá o que as pessoas farão com seus investimentos. E essa não é uma decisão fácil. As pessoas costumam procurar experts para definir o que fazer com seu capital. Uma pergunta: quanto ganha esse expert? Se ele soubesse ou tivesse a informação estaria ganhando o que ganha? Só isso já dá uma idéia do absurdo que é deixar nas mãos de outros a decisão do que fazer. Isso é o óbvio ululante. Se a pessoa tivesse todo esse conhecimento estaria milionária e não estaria trabalhando para os outros!
A melhor coisa é desenvolver a própria capacidade de análise e tomar as próprias decisões. E isso vale para tudo. Essa capacidade de análise é a complexidade da mente. Uma mente complexa, isto é, que analisa N variáveis ao mesmo tempo é capaz de ver o significado oculto da realidade. É nesse ponto que a Mecânica Quântica é mais uma vez valiosa. Vejam o experimento do Gato do Schrödinger. O gato está numa caixa com uma cápsula de veneno que pode explodir a qualquer momento dependendo de um decaimento atômico. Ninguém sabe quando isso acontecerá. Na prática o gato está morto, vivo, as duas coisas ou nem morto nem vivo. Entender e sentir isso é a chave para analisar qualquer situação na vida. Quem é capaz disso analisa em função de todas as dimensões do continuum espaço/tempo, da causação ascendente ou descendente, da espiral do tempo, da simultaneidade de tudo que aconteceu, acontece e acontecerá, etc..
Da mesma maneira que as pessoas terão de fazer ajustes dolorosos para pagar suas dívidas (essa é a aprendizagem), os países também terão de fazê-los. É uma falácia pensar que se pode fabricar dinheiro impunemente. Isso foge completamente da realidade e faz com que o ajuste seja cada vez mais doloroso no futuro. E esse futuro chegará com certeza. É assim que os impérios desaparecem.

Direitos Autorais:
Copyright © Hélio Couto. Todos os direitos reservados.
Você pode copiar e redistribuir este material contanto que não o altere de nenhuma forma, que o conteúdo permaneça completo e inclua esta nota de direito e o link: www.heliocouto.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário


Videos editados I


Ninguém está autorizado a editar meus vídeos e fazer montagens, cortes, adições ou qualquer outra manipulação com as imagens das palestras.

Somente com autorização por escrito alguém pode usar minhas imagens.

Isso já foi dito na palestra passada e já postei sobre isso.

Quem está fazendo isso está prejudicando o trabalho.

Existe uma estratégia de divulgação feita por mim e que está sendo seguida à risca.

Todos os vídeos editados por outras pessoas devem ser tirados de qualquer mídia em que estiverem.

Postagens populares

Marcadores