terça-feira, 31 de julho de 2012

Rosa Luxemburgo e o Albergue


Rosa Luxemburgo e o Albergue

Em um brilhante artigo, Rosa descreve a situação de uma intoxicação alimentar que sofreram mais de 200 sem-teto durante um Natal. Seu texto é imbatível.
Apenas quero fazer alguns comentários pertinentes ao nosso trabalho atual.
Hoje em dia, talvez mais do que naquela época (1912), a ilusão de que se está imune às vicissitudes de uma classe econômica inferior pode ser muito persistente. É uma questão de percepção e vocês sabem que ela pode ser moldada do jeito que se quiser. E numa consciência adormecida ou anestesiada o instinto de sobrevivência é “jogado pra debaixo do tapete” sutilmente. Acreditamos que não temos nada a ver com aquilo.
Até que um dia, recentemente a televisão espanhola transmitiu à tarde a imagem de um espanhol de classe média procurando comida no lixo, a verdade explode na nossa cara!
Quando insistimos veementemente para que as pessoas lutem por suas vidas é para evitar essas situações derradeiras. Ainda há tempo para reagir, para lutar, para dar o máximo de si. Agora não é a hora de nenhum descanso eterno. Todo tempo perdido em coisas inúteis terá um custo alto no futuro próximo.
Minhas mensagens nunca são pessimistas ou sem esperança. Pelo contrário, todas são de luta. É preciso lutar com todos os recursos que se tiver. Nunca a humanidade teve à disposição uma ferramenta como a RH. Com ela qualquer pessoa pode alçar vôo a uma vida digna e humana. Só depende da escolha de cada um.

Rosa Luxemburg ou o preço da liberdade, Editora Expressão Popular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Videos editados I


Ninguém está autorizado a editar meus vídeos e fazer montagens, cortes, adições ou qualquer outra manipulação com as imagens das palestras.

Somente com autorização por escrito alguém pode usar minhas imagens.

Isso já foi dito na palestra passada e já postei sobre isso.

Quem está fazendo isso está prejudicando o trabalho.

Existe uma estratégia de divulgação feita por mim e que está sendo seguida à risca.

Todos os vídeos editados por outras pessoas devem ser tirados de qualquer mídia em que estiverem.

Postagens populares

Marcadores