terça-feira, 26 de junho de 2012

Rosa Luxemburgo


Rosa Luxemburgo

Esperei a vida inteira para poder falar sobre ela. Sei que muitas pessoas não entenderão o que direi, mas não importa. Seu valor precisa ser reconhecido e lembrado. Em seu próprio país é uma não-pessoa. Só isso já diz muito.
Brutalmente assassinada pelas forças do governo em 1919. Seu assassino ainda diz que tem razões teológicas para assassiná-la!
Qual foi o crime que ela cometeu para receber esse tratamento?
Foi contra a guerra e a favor da liberdade de expressão. Entre outras muitas coisas. Mas foi nesses pontos que ela irritou o poder dominante. E porque falava o que pensava. Normalmente falar não tem problema, porque ninguém agirá em função disto. Pode-se falar o que se quiser que não acontece nada. Mas, no caso dela sua oratória era extremamente poderosa e os poderosos não suportaram ouvir a verdade mais e mais.
Seu foco mental e emocional era sobre-humano. Nada a tirava do foco no trabalho e na missão que tinha para cumprir. Hoje seria assassinada da mesma maneira que foi naquela época. Nada mudou na humanidade depois de um século.
Defender os mais fracos é uma coisa que os governos não admitem. Pode-se fazer caridade sem problema. Você pode morar na favela com eles que não tem nenhum problema. Porém, se você quiser passar conhecimento para eles será impedido de todas as formas.
Já tentei falar numa favela e quando cheguei lá me disseram que as pessoas não iriam entender o que eu falo. Mesmo eu dizendo que iria trocar o vocabulário não adiantou. Disseram que não poderia falar e tive de ir embora. Portanto, eu tenho experiência para saber o que ela passou.
Falar para a classe média não tem problema, mas se você quiser falar para os pobres a resistência aparece na hora. Ninguém cede uma sala perto da favela ou dentro dela. Quem comanda a favela é o partido, a igreja e outros. Ninguém mais entra. O controle é absoluto. Cada habitante vale um voto. Isso é o que importa. O resto é irrelevante.
Aos poucos irei analisando a sua obra.  Hoje é só para avisar que ela ainda tem muito a dizer sobre a nossa realidade.
Como já disseram, a humanidade será avaliada pela forma que trata a memória de Rosa Luxemburgo.

2 comentários:

WJF disse...

Que postagem maravilhosa. E quanta verdade em poucas linhas!

Ananda disse...

Para quem quer algo dela, alguns de seus textos:

http://www.scribd.com/doc/53092048/3/GREVE-DE-MASSAS-PARTIDO-E-SINDICATOS-1906

genießen!

Postar um comentário


Videos editados I


Ninguém está autorizado a editar meus vídeos e fazer montagens, cortes, adições ou qualquer outra manipulação com as imagens das palestras.

Somente com autorização por escrito alguém pode usar minhas imagens.

Isso já foi dito na palestra passada e já postei sobre isso.

Quem está fazendo isso está prejudicando o trabalho.

Existe uma estratégia de divulgação feita por mim e que está sendo seguida à risca.

Todos os vídeos editados por outras pessoas devem ser tirados de qualquer mídia em que estiverem.

Postagens populares

Marcadores