sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Viver inutilmente (entropia psíquica)



Viver inutilmente (entropia psíquica)


O cantor Taiguara gravou uma música chamada “Em algum lugar do mundo”. Nela tem uma estrofe que diz: “A pior morte que existe é se viver inutilmente”.

É isso que acontece quando não se está em fluxo. O fluxo acontece quando estamos totalmente focados num objetivo. Neste ponto não existe entropia psíquica. Entropia é a perda de energia e a desorganização decorrente disto. Em física se diz que o universo tende para a desordem, para a entropia. Para que haja neguentropia, que é a ordem é preciso que alguém coloque energia e inteligência num objetivo determinado.

Se deixarmos uma sala com cadeiras sem ninguém que vá ordená-las, dentro de um tempo todas estão distribuídas aleatoriamente pela sala. Estarão desordenadas. Isso é entropia. É necessário que alguém tenha o trabalho (energia) e ponha-as em ordem (objetivo). Isso é a entropia negativa.

No caso da mente acontece a mesma coisa. A tendência natural é a desordem, isto é, os pensamentos negativos. Isso é o normal. A mente está perdendo energia (sua mente é feita de átomos). Essa desagregação energética gera os pensamentos negativos do tipo: a vida é uma porcaria, nada dará certo, crimes, assaltos, desemprego, falência, perdas, fome, doença, miséria, etc.

Para evitar isso é preciso colocar energia no processo. Isto é, conscientemente pensar em objetivos positivos 100% do tempo. Foco e concentração no que se deseja que aconteça. Para que se alcance algo é preciso 100% de concentração ou 100% de certeza de que já ocorreu. Essa é a razão do porque as pessoas não conseguem o que desejam. É preciso 100% de foco. Uma leve oscilação nisso deixa espaço para a entropia acontecer. Começa a perda de energia, desorganização, perda de foco, pensamentos negativos e etc. Como temos um campo eletromagnético que atrai tudo que somos; inevitavelmente paramos de atrair o que estávamos atraindo e iniciamos uma nova atração sobre coisas negativas. Isso acontece o tempo todo. Ou estamos focados 100% ou não. Não existe meio termo nisso. 

É possível manter o foco? Com certeza. Essa é uma decisão nossa. Nós controlamos nossos pensamentos. Nós decidimos o que pensar. Quando a entropia começar (os pensamentos negativos) , pense imediatamente “cancelado, cancelado” e troque por um pensamento positivo. Aquilo que você quer realmente. É preciso vigiar a mente o tempo todo. Depois de um tempo isso passa a ser a sua natureza e faz-se isso automaticamente. Fica fácil. No inicio dá um pouco de trabalho, como tudo na vida. Viver em fluxo é viver feliz. Em fluxo criamos os neurotransmissores, hormônios e endorfinas que nos fazem felizes. Qualquer pessoa consegue fazer isso. Um servente de pedreiro, uma faxineira, um lavador de carros, todos podem viver em fluxo o tempo todo. Basta focar no positivo. No que se está fazendo e fazer bem feito. Cada vez melhor. 



Direitos Autorais:
Copyright © Hélio Couto. Todos os direitos reservados.
Você pode copiar e redistribuir este material contanto que não o altere de nenhuma forma, que o conteúdo permaneça completo e inclua esta nota de direito e o link: www.heliocouto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Videos editados I


Ninguém está autorizado a editar meus vídeos e fazer montagens, cortes, adições ou qualquer outra manipulação com as imagens das palestras.

Somente com autorização por escrito alguém pode usar minhas imagens.

Isso já foi dito na palestra passada e já postei sobre isso.

Quem está fazendo isso está prejudicando o trabalho.

Existe uma estratégia de divulgação feita por mim e que está sendo seguida à risca.

Todos os vídeos editados por outras pessoas devem ser tirados de qualquer mídia em que estiverem.

Postagens populares

Marcadores