quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

High Frequency Trading - HFT


High Frequency Trading – HFT

É interessante notar a resistência que a maioria das pessoas tem a qualquer assunto referente à Mecânica Quântica, quando se trata do significado dos fenômenos quânticos.
Porém, quando isso é aplicado em tecnologias de uso na vida comum ninguém se opõe praticamente.
Isto mais uma vez está sendo comprovado no caso das máquinas de alta freqüência usadas nas negociações de ativos financeiros.
Estas máquinas com programas algorítmicos permitem executar 40 mil operações num piscar de olhos. Literalmente. Hoje em dia 56% das negociações nos Estados Unidos são realizadas pelas HFT. Hoje as negociações já ocorrem em microsegundos. A milionésima parte de um segundo.
Ao que parece hoje o limite para uma operação é de 10 microsegundos. Na verdade querem chegar à velocidade da luz.
Para isso é preciso que as máquinas estejam o mais perto possível do computador que processa a bolsa de valores por exemplo. Este é um serviço que já está sendo prestado também. A cada 160 quilometros ganha-se 1 milisegundo no tempo da operação. Quem tem mais velocidade faz mais operações. Procura-se a menor latência possível entre uma ordem e sua execução. Hoje em dia estar informado é ser mais rápido que o concorrente. Não basta ter a informação é preciso ser rápido.
O objetivo é ganhar 0,001 euros em cada operação. Multiplique isso em microsegudos, oito horas por dia, 5 dias por semana, 52 semanas por ano...
Enquanto um operador humano pensa o que fazer as maquinas já fizeram milhões de operações. É por isto que elas são cada dia mais utilizadas.
Os algoritmos são feitos por matemáticos, físicos, engenheiros e até músicos. Não importa mais a economia real e sim a velocidade da operação. Descobrir oportunidades e tendências usando maquinas que criem um grande fluxo aleatório de ordens de compra e venda em menos de um segundo. É possível induzir as outras máquinas a agirem quando se coloca um grande número de ordens de compra e venda sem uma lógica aparente.
Por enquanto há um operador que observa as máquinas, mas isso implica em menor velocidade de decisão e quanto maior a velocidade maior o ganho. Portanto...
Vejam até onde está indo o uso da tecnologia para se obter ganhos financeiros.
O outro lado da moeda é a qualidade da informação e a capacidade de gerar algoritmos cada vez mais eficientes e rápidos. Para ter uma idéia de como é um algoritmo vejam o livro “High Frequency Trading” de Irene Aldridge.
O conhecimento para analisar o mercado e criar os algoritmos pode ser transferido através da Ressonância Harmônica. Que é uma aplicação da Mecânica Quântica em termos de in-formar quem deseja exponenciar seu conhecimento.



Um comentário:

Carlos do Bem disse...

Estou crescendo mes a mes. High Frequency Trading e o conhecimento de analisar mercados e criar os algorítimos é uma aquisição importante para quem quer prosperar sem limites.

Postar um comentário


Videos editados I


Ninguém está autorizado a editar meus vídeos e fazer montagens, cortes, adições ou qualquer outra manipulação com as imagens das palestras.

Somente com autorização por escrito alguém pode usar minhas imagens.

Isso já foi dito na palestra passada e já postei sobre isso.

Quem está fazendo isso está prejudicando o trabalho.

Existe uma estratégia de divulgação feita por mim e que está sendo seguida à risca.

Todos os vídeos editados por outras pessoas devem ser tirados de qualquer mídia em que estiverem.

Postagens populares

Marcadores