sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Federico García Lorca


Federico García Lorca

Quero recomendar o filme “Poucas Cinzas”, muito criticado pelos especialistas, que conta a história  da fase estudantil de Lorca, Salvador Dali e Luís Buñuel. Para se ter uma idéia do contexto histórico em que viveu Garcia Lorca, assassinado no início da Guerra Civil da Espanha.
Outro filme importante é “Morte em Granada” ou “O desaparecimento de Garcia Lorca” que conta os últimos dias de Lorca.
“A las cinco de la tarde”, J. A. Bardem.
Entre os livros recomendo:
“Federico García Lorca, Vida, Pasión y muerte de Federico García Lorca”, de Ian Gibson, volumes I e II.
“O assassinato de García Lorca”, de Ian Gibson.
“Federico Garcia Lorca”, David Lerma González.
Na palestra de junho explanaremos em detalhe sua visão de mundo, sua contribuição à democracia, seu amor à vida, sua cultura, seu martírio pela construção da Espanha que existe hoje. Nada do que existe hoje, a liberdade, existiria não fosse a devoção até a morte de homens como Lorca.
Segundo me consta, o poeta espanhol mais lido depois de Cervantes. E isso é muito!
A vida de Lorca está intimamente ligada à gestação da Guerra Civil. Naqueles maravilhosos anos 20, a liberdade de expressão alcançou níveis nunca vistos antes na civilização moderna. Em todo o mundo um sopro de humanidade bafejou por algum tempo essa humanidade tão sofrida. Depois do morticínio tão indescritível da I Primeira Guerra houve um tempo de euforia quando se pensou que aquilo não poderia acontecer nunca mais! E 20 anos depois aconteceu pior. Mas, isso é outra história pra outro blog.
“A las cinco de la tarde” é o famoso poema de Lorca que conta como a barbárie se instala novamente na Europa. Até que ponto a ignorância pode chegar.
Estamos falando de 1936. Max Planck descreveu o quantum em 1900. Heisenberg, o principio da incerteza em 1927. Schrödinger, a função de onda em 1935.
Toda a Mecânica Quântica praticamente estava descrita em 1936. O mundo dos assassinos de Lorca já havia desaparecido. Só que eles não sabiam. E não sabiam porque o que importava para eles saber que o átomo existe e como ele funciona! O importante para eles era manter a Idade Média eternamente. Manter a Idade das Trevas para sempre ou implantá-la definitivamente. Esse é o desejo deles até hoje e trabalham para isso diuturnamente.
E os que já entenderam que a Mecânica Quântica mudou tudo no mundo?
Quando os que já entenderam, começarão a trabalhar tão duramente quanto eles, porém na construção de um mundo de paz e amor?

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Videos editados I


Ninguém está autorizado a editar meus vídeos e fazer montagens, cortes, adições ou qualquer outra manipulação com as imagens das palestras.

Somente com autorização por escrito alguém pode usar minhas imagens.

Isso já foi dito na palestra passada e já postei sobre isso.

Quem está fazendo isso está prejudicando o trabalho.

Existe uma estratégia de divulgação feita por mim e que está sendo seguida à risca.

Todos os vídeos editados por outras pessoas devem ser tirados de qualquer mídia em que estiverem.

Postagens populares

Marcadores